Nosso Museu Municipal Dona Maria Vega Ferrero.
O museu é um espaço dinâmico de preservação da cultura de nossa cidade.O estatuto do museu contempla a visão, como um fenômeno social, que acontece não apenas no prédio físico,mas também fora dele.
O estatuto tem o mérito de marcar uma nova forma de pensarmos na existência dos museus, sendo um projeto de inclusão social e fortalecimento da cidadania e das suas identidades regionais.
As peças presentes no museu refletem em quase toda sua totalidade as influências culturais do século XIX e XX.
Para que púdessemos abrir o museu foram feitas algumas reformas, que garantissem a proteção do acervo.
O prédio construido no começo do século XX, tijolos maciços, argamassa de barro, conservando até hoje as características de então.Consttruído como casa de moradia do Senhor João Prioli e sua família, até a morte de sua descendente proxima, Dona Helena Prioli , quando foi comprada pelo Prefeito Antonio Jurandi Dognani com objetivo de criar escola de arte,tornou-se depois também casa do artesão e atualmente :O Museu municipal sob governo Paulo Amamura.
O museu artístico e histórico contém gravuras,pinturas,do chamado mobiliário de estilo, louças,numismática,mineralogia.Entre o acervo de pedras semipreciosas, encontram-se vários relógios de bolso,objetos como filtro de pedra do século XVIII, relógio de parede do início do século XX, gramofone, rádios peças religiosas etc.
No acervo histórico reúne documentos, que retratam os aspectos da história econômica,social,política e cultural da cidade de Fartura. Na historia natural são exibidos minerais e fragmentos de rochas fosseis,árvores pedrificdas que são documentos vivos da evolução da vida na terra. Se ha duzentos mil anos eram árvores, hoje pedra,porém conservando as características da arvore, os anéis de crescimento,a casca, as raízes, os nós, etc
Para a formação do seu acervo histórico, oriundos de doações da sociedade que quer preservar a memória histórica de sua cidade, lembranças guardas além do tempo e do espaço. No museu tem um grande números de cartas, ofícios, jornais, fotos para melhorar as condições de conservação, um laboratório de restauro.
Vamos afinal resgatar a história de nossa gente, cidade e município.
MARIA THEREZINHA FERNANDES BLANCO -Vice-Prefeita e fundadora do museu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário